Relato de Alessandra Borges Martins
Olá Gustavo! Gostei muito do seu relato, e também me fez lembrar da minha infância e da minha avó também, pois como a minha mãe por coincidência também dava aulas, eu ficava com minha avó e ela também lia para mim. E o que me marcou muito foi a história da Branca de Neve e os Sete Anões, porque além dela ler ela também me chamava de Branca de Neve, porque eu morava em uma rua em que só tinham meninos e só eu de menina. Então ficou muito marcado em minha vida. Quanta saudade daquela época!!!
Também acho que a leitura nos faz viajar em um mundo de imaginação, e por isso sempre incentivo meus alunos a ler. Sempre que possível vou à sala de leitura com eles, pois sempre tem alguma pesquisa para fazer nos caderninhos e isso faz com que eles leiam, e também dou tarefa para eles, que é mais um motivo para que eles leiam.
Até mais!
Relato de Geisa Mara da Silva Nates
Desde criança sempre gostei de ler e fui muito incentivada pela minha mãe, que habitualmente nos contava histórias antes de dormir.
Confesso que sempre fui uma apaixonada por leitura, me interessando por tudo que via pela frente, seja revistas, livros, enciclopédias e etc. Tenho o hábito de querer ler a obra do começo ao fim, nunca parei pelas metades, sempre a curiosidade falou mais alto. Penso que só dá para avaliar e falar de algo que você conheça, sendo assim, sempre quis ler os livros e ou revistas por completo, mesmo correndo o risco de reprová-los no final!
Há livros que escolho ler mais de uma vez, de acordo com a relevância que o mesmo tem para mim. Enfim, sou uma "fanática" por leitura e há uma diversidade de temas que me dão prazer! Lendo...eu VIAJO!
Por vontade própria, já li a Bíblia inteira e fiquei impressionada por alguns livros dela.
Uma das obras que mais chamou minha atenção e mesmo tendo quase oitocentas páginas, já li três vezes e recomendo à todos, é "A Lei do Triunfo", de Napoleon Hill, aliás, é uma das minhas prediletas!
E o último livro que li e penso que todo ser humano deveria ler, é "A Cabana", de William P. Young.
Normalmente, durante minhas férias, costumo ler diversos livros e de estilos variados!
Também possuo o hábito de ler tudo relacionado ao conhecimento científico e à educação.
Enfim, amo ler e sempre amei, me interesso por diversos tipos de leitura e principalmente ligados à minha profissão!
Como disse anteriormente...lendo...VIAJO!
Relato de Rita de Cássia Tonin Oliveira
Realmente, o gosto pela leitura começa já na 1ª infância. Me lembro também que amei os livros, antes mesmo de ir a escola, quando meus pais me apresentaram a viagem que pode ser feita através dela. Hoje só é pena não ter mais disponibilidade para essa prática tão sadia .
Bom dia Geisa. Tal como você, Anne,Celly e muitos outros também fui alfabetizada com a Caminho Suave. E foi uma senhora alfabetização. Será que hoje, a nova forma de alfabetizar, não precisa de uma < injeção de Caminho Suave ? >.Voltando ao assunto leitura, o gosto por ela já começou a ser incurtido em mim na vida intrauterina, minha mãe conta que lia estórias e eu pulava em seu ventre. Tive uma infância muito rica de livros e um acervo que guardo até hoje para fazer com que meus filhos adquiram como eu, esse gosto pela leitura. Sempre li para eles, e tenho conseguido que eles leiam.
Valdemir Pires da Silva
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA!!
Este trabalho vem mostrar a importância da leitura para a construção do conhecimento, buscando a descrição compreensiva dos modos de olhar, sentir e vivenciar a importância da leitura na vida e no aprendizado da criança. O fracasso escolar tem levantado muitas discussões nos meios pedagógicos e a leitura é essencial para resolver esse problema. É muito importante se ter consciência que o fracasso escolar, muitas vezes, está ligado aos desencantos e desencontros consequentes da interação entre professor e aluno, que por falta de conhecimento desconhecem as técnicas apropriadas, e trabalham a leitura por obrigação. Para alcançarmos um ensino de qualidade, o professor precisa, através de diálogo e outras técnicas descobrir várias maneiras de despertar no aluno a curiosidade, a atenção e o prazer pela leitura. Infelizmente, poucas crianças de nosso país têm contato com a literatura, sendo que a maioria é somente quando chega à escola. O papel do professor enquanto mediador é fazer com que atravès da leitura abram-se novas perspectivas para a criança, afim de que se torne leitor da escrita e dela para o mundo que nos rodeia. Cabe aos professores a função primordial de desenvolver nos alunos o papel de mediadores do conhecimento e enriquecedores dos espaços e de ensinar e aprender mostrando o caminho para se tornarem amantes da leitura....
Nenhum comentário:
Postar um comentário